Sunday, December 10, 2006

Conflito como arte normal

Conflito na minha pessoa,
Conflito por ser conflito,
Toda a gente sabe que quando voa
Põe o ser todo aflito,
Por pesar na nossa mente
Por aquilo que desejamos ser diferente.

O conflito é sagrado
E é território de negações,
É quando se está a ser regado
Por ter a vida nao desejada por contradições.
É um limão azedo
Mas que nos desperta para a vida, por vezes, a medo.

Não me resigno a um conflito, também não lhe digo não pois é algo necessário para a minha evolução. Eu posso dizer que dele ou até deles, o mais provável, é nao gostar mas estou pensando errado pois sei que eles a mim a um lugar melhor só querem levar. Pois um conflito é uma confrontação com uma realidade desconhecida, desconhecida por se ter tornado conflito habitualmente por falta de conhecimento senão nao se teria tornado num estado de inacessibilidade a calma do tormento e é por isso somente um problema e que nos faz progredir na escalada da montanha onde no pico reside a chave para o sucesso, a sapiência humana possivel. O conflito de nao se saber o melhor a fazer pra ter as mesmas acções que damos sobre nós, faz-nos sentir ignorantes, pequenos normalmente mas nao só e o resto depende muito da personalidade de cada um. O conflito criado é uma bola de neve, o conflito nao atenuado é uma avalanche, o conflito nao resolvido é a catastrofe e por isso devemos ter em conta isso e começar uma mudança de atitude em relação aos conflitos do nosso dia a dia. Eu comecei um conflito, queria tudo igual aquilo que eu dava mas nem sempre é possivel e entao revoltei-me e gerei o tal conflito. Conflito interior, apenas comigo e conflito exterior com o que me rodeava na altura que por sinal é o mesmo de agora; este conflito é recente. Não compreendi as necessidades da pessoa amada e comecei por exigir o que ela nao podia oferecer, ou melhor, o que nao convinha oferecer pois então estaria a perder outras coisas muitos importantas também... , como eu penso que seria e ainda seja, para ela.

Um conselho e conclusão: mente fria, coração quente, corpo pronto para agir e busca constante da tal chave no cimo da montanha.

Os conflitos resolvem-se no aprofundamento das questões que nos colocam quando chocamos com eles e a busca por elas faz-nos encontrar(se a busca for mesmo profunda) a harmonia que é possivel na nossa vida...

1 comment:

joana said...

adorei ... simplesmente adorei .. o conflito faz com que exista evolução ...